domingo, 23 de agosto de 2009

Até quando dura o "para sempre"?


Desde muito nova lia em textos o tal do 'pra sempre vou te amar'...'pra sempre seremos amigas (os)'. Acreditava muito nisso, que algo quando passava a existir era realmente pra sempre, mas hoje conforme fui crescendo e passando por "coisas" na vida...me pergunto: o que realmente significa "para sempre"? Tantas pessoas já passaram na minha vida e eu acreditei que era 'pra sempre' e um dia simplesmente se foram...umas foram deixando dor de perda e outras apenas foram. Claro que tem aquelas que quando nacemos já estavam, as que continuam, aquelas que FICAM...e aquelas que chegam,mas eu tenho medo, porque eu sei que de uma forma ou de outra, mais cedo ou mais tarde elas se vão...=/ Meu irmão se foi...muuuuuito...mas muito mais cedo do que eu se quer fui capaz de imaginar um dia...e hoje vivo assim...na certeza de que todos se vão...e cheguei a conclusão de que é por isso que me apego tanto as pessoas...por saber que um dia elas vão me deixar e tento aproveitar o máximo de tempo possível com elas...mas ainda não descobri se isto seria o mais "correto" a se fazer...já que quanto mais apegada eu for a elas...maior será a minha dor. Este ano...perdi muito de mim mesma...perdi muitos sonhos...muitas vontades e em algumas vezes até mesmo a alegria de viver...perdi minha capcidade de planejar...perdi o sentido que tinha em muitas coisas, tudo isso por não saber até quando será o meu 'pra sempre'. Estou perdendo aos poucos até mesmo o dizer "te amo"...as vezes fico com medo de dizer...não porque não sinta...mas por não saber até quando este 'te amo' vai durar. Neste mês, por uns momentos na minha vida eu pensei ter perdido de vez minha grande amiga...e como fica aquilo que dissemos várias vezes: amigas para sempre? E as vezes...acredito que perdi...não que o que eu sinto tenha se estinguido...mas por sentir que algo se perdeu no vácuo... e onde está o PARA SEMPRE? Terminei com meu namorado que eu também dizia ser 'para sempre'. Como temos certeza que amamos alguém para sempre? Como temos certeza de que alguém ficará ao nosso lado para sempre? Como podemos ter essas certezas se não sabemos quanto dura um PARA SEMPRE? Minha mente se perde nessas indagações...e eu quero respostas...mas há coisas na vida que simplesmente não tem respostas...mas isso me deixa frustrada, afinal, quem não quer respostas daquilo que indaga? Por outro lado, penso que devemos demonstrar todo nosso amor e carinho as pessoas que realmente amamos sem dúvida alguma...exatamente por não saber quanto dura um para sempre... Percebe-se como minha mente entra em conflitos por causa das insistentes indagações que talvez eu nunca encontre respostas...? Definitivamente não devo 'regular bem'. =[ Ainda assim...queria descobrir: Quanto dura um para sempre? Um momento? Um dia? Um mês? Um ano? O tempo suficiente para se dizer: Foi bom. Foi real. Foi inesquecível etc etc e talz... Ou apenas um: Seja eterno enquanto dure...como disse o grande poeta...? Então... Citando dois grandes poetas:

"Que seja eterno enquanto dure..." "Porque um belo dia se morre".

3 comentários:

Márcia Grião disse...

Incrível reflexão...
Por mtas vezes me questionei sobre isso...sobre o real valor da expressão: PRA SEMPRE...
E cheguei a conclusão que tudo aquilo que vivemos de forma intensa se perpetua em nossas lembranças...em nosso dia-a-dia...Porém, o tempo se encarrega de fazer as transformações necessárias para que possamos conhecer todas as sensações, inclusive a da perda...
O tempo acaba levando as pessoas que amamos, os bons momentos...Mas ele tbm nos traz novos rumos...
Nossa vida segue como as estações da natureza...Em nossa primavera estamos carregados de flores...de brilho...Mas quando chega o outono nossas folhas caem, perdemos o viço, a beleza...Mas a primavera não tarda a acontecer novamente...e assim segue a vida...nesse ciclo de constantes mutações...e cada simples momento se torna eterno, pois onde quer que estejamos aqueles que amamos e aqulio que vivenciamos estarão dentro de nós e iremos carregá-los pra sempre...Creio que esse seja o conceito dessa expressão...

Stella Maris disse...

Incrível seu texto Nene...
refletindo sobre ele penso que entre essas duas opções eu ficaria com a que diz que se apega as pessoas facilmente e demonstra de todo o coração o seu amor pois se não durar para sempre,pelo menos que seja bom em quanto durar!!!
Lembre-se só dos momentos bons,é eles que devemos carregar conosco,os outros nós deletamos pois eles fazem parte de nossa vida,mas não devem ser a nossa vida!!

Unknown disse...

Coincidência ler isso agora. Abro um parênteses para dizer que preciso ler mais esse blog com tantas informações "confidenciais". Fecho parênteses (...) Voltando a falar da coincidência, essa semana estive refletindo as palavras do poeta "Que seja eterno enquanto dure". Não cheguei a uma conclusão técnica, precisa, explicativa. Penso ser uma interpretação do abstracionismo particular de cada ser. Talvez sensações que ficam impressas em nosso interior e que jamais serão apagadas. Coisas que só nós mesmos sabemos a profundidade. É isso que nos faz humanos, seres diferentes, além de uma explicação lógica. Somos únicos. Portanto, amemos à nossa maneira. SIM! Amemos e digamos "Eu te amo". Acima de tudo, amemos a nós mesmos. Dessa forma, resistiremos à decepções e frustrações. Façamos de cada momento eternas recordações, com a certeza de que nada foi em vão.

Um grande abraço!

Márcia