terça-feira, 3 de junho de 2008

Leitura

Acho que inspirada em algumas aulas e leitura de algum textos, me sinto inclinada a falar um pouco sobre a leitura no Brasil.

Chega a ser revoltante você perceber que um país riquíssimo em literatura por exemplo, nação de grandes autores como Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, Clarisse Lispector, Monteiro Lobato, Vínicios de Moraes entre tantos outros ser um dos últimos no ranking mundial de leitura. Os jovens não lêem, não conhece nossa literatura e tudo isso por causa de um sistema educacional falho, que visa apenas a educação como um produto comercial, de um governo que quer apenas formar cidadãos alienados.
Ler é tão gostoso, desenvolve a mente, dá asas a imaginação, enriquece nosso vocabulário. São inúmeras coisas boas que nos acrescentam. Mas a juventude de hoje quando lê é mangá, gibis e scraps de orkut. Não estou recriminado quem tem este tipo de leitura, não existe leitura ruim, mas sim distinções entre leitura que te acrescenta algo e aquelas que são apenas passa tempo. Enfim, é televisão, video game, internet, de tudo, menos ler um bom livro, apreciar nossos grandes autores.
Eu mesma, li alguns 160 livros (aproximadamente) na minha vida, me arrependo de não ter lido mais, e desses livros, muitos foram 'leitura inútil', mas muitas leituras me acrescentaram algo. Atualmente estou lendo "Memórias de um sargento de milícias" de Manuel Antônio de Almeida, um livro bem escrito, com estrutura literária louvável, irônico e etc...
É certo que mesmo livros literários, existem histórias deploráveis, mas aí é uma questão de gosto também. Não quer ler um livro, leia "Toda Mafalda", extremamente sarcástico e realista, uma crítica divertida a sociedade. Mas leiam, querem ler apenas gibis??? Mas leiam!!! Contanto que leiam e desenvolvam o prazer pela leitura, que é fundamentalmente importante em nossas vidas.
Ainda estou no meu 1º semestre de Letras, mas pretendo fazer meu TCC sobre a importância da leitura para a humanidade. E quem sabe um dia, no fim dos meus dias, eu veja algum estimulo a mais nos jovens em prol da leitura...

E em homenagem a nossos grandes poetas, deixo aqui um poema do Drummond

    Memória

    Amar o perdido
    deixa confundido
    este coração.

    Nada pode o olvido
    contra o sem sentido
    apelo do Não.

    As coisas tangíveis
    tornam-se insensíveis
    à palma da mão

    Mas as coisas findas
    muito mais que lindas,
    essas ficarão.


    ISTO, é poesia.

3 comentários:

Helayne disse...

OI Kbção! Colocando esse enorme kbção para funcionar..rs...to zuando...olha aí uma futura professora de Literatura....eu acho que eu ainda não li tudo isso. Vou parar de mandar scraps...rsrsrsrsrsrs...tah muito legal o seu blog...bjksssssssssss

Anônimo disse...

Abandonou o blog?...

Anônimo disse...

Não sei quem postou o comentário acima, entretanto irei responder:
Não abandonei, apenas estava sem inspiração para escrever, mas hoje voltarei a postar.

Seria pedir demais uma identificação?